Sunday, January 18, 2015

REDES SOCIAIS E MENTE HUMANA

Quais os efeitos do uso das redes sociais no psiquismo? Que mudanças o Facebook tem provocado em nossa maneira de viver e no funcionamento da sociedade?

Creio que já existem textos e artigos em grande quantidade sobre o tema das redes sociais, no entanto, sinto-me no dever de trazer o assunto nesse blog, que nada mais é que mais um espaço virtual. Gostaria de iniciar falando que não sou contra, nem a favor das redes sociais, e o fato de que vou apresentar mais o lado negativo das redes sociais é nada mais do que uma advertência ao uso desregulado que se vem fazendo das redes. Para refletir sobre o uso que fazemos dessa ferramenta, é necessário ter em mente que a realidade é do lado de fora do computador. Isto mesmo, do lado de fora! Parece ser óbvio, mas não é, uma vez que com o uso constante da Internet passamos a enxergar no mundo os elementos provenientes da rede. Deixe-me explicar. Como sabemos que alguém leva uma boa vida? Sabemos através do que ela expõe de sua vida, ou seja, através da parte (ou ângulo) de sua vida que ela deseja mostrar. Pessoas tem estado com a câmera na mão constantemente tirando fotografias para exibir em sua timeline, por vezes perdendo o próprio momento para obter as fotos. Não me excluo dessa situação, faço o mesmo, no entanto, considero importante refletir sobre isso, já que o critério que grande parte de nós tem para julgar se alguém está ou não fazendo algo interessante da vida é o que ela expõe. É um critério muito frágil, concorda? Portanto, em primeiro lugar está O QUE a pessoa compartilha de sua vida com a rede. Em segundo, e não menos importante, o número de curtidas! O número de curtidas é uma forma quantitativa de identificar o quão interessante é determinada atividade. Vale ressaltar que o número de curtidas que uma pessoa teve em sua foto do perfil pode influenciar sua auto-estima e sua imagem corporal. Isso é uma questão muito séria!
Além disso, muitas neuroses se manifestam nas redes sociais, quando por exemplo, ficamos espionando a vida das pessoas visitando seus perfis ( ato conhecido nas gírias de internet como "stalkear", que vem do termo inglês stalk = perseguir).

        Qual é então o grande atrativo das redes sociais? Eu diria, sem sombra de dúvidas, que o maior deles é a possibilidade de construir uma personalidade, escolhendo cuidadosamente o que você compartilha, o que você twitta, e assim, decidindo que imagem você pretende construir de si próprio. Além disso, nos chats ou nos comentários, por não ser necessário olhar cara-a-cara uma pessoa, os internautas podem assumir diferentes personalidades, que podem ou não ser condizentes com a realidade. Esse ponto é crucial, tendo em vista que grande parte da interpretação de uma conversa humana na vida real provém do tom de voz, do contato, do olhar, dos gestos e expressões corporais. (Nesse sentido as conversas via skype e webcam são mais próximas do real.) O que dizer então da antiga prática de trocar cartas pelo correio? Ela também não limita a conversa humana à mera troca de palavras? De fato, poderia se dizer o mesmo dos correios, mas o que se deve ter em vista aqui são dois pontos: a utilidade da ferramenta e a sua limitação. A troca de emails, cartas, mensagens, ou seja lá o que for, é a única forma de manter contato com um amigo distante por exemplo. É de extrema utilidade. Mas isso não muda o fato de que esse tipo de relação jamais substitui o contato face à face no mesmo nível. E era exatamente esse o ponto que eu gostaria de chegar desde o começo do texto: a vida virtual como substituta da vida real é como uma bengala para um homem com dificuldade de caminhar. Há relatos de pessoas com fobia social que buscam nas redes sociais uma fuga da realidade, e há inclusive psicólogos que utilizam as redes sociais como forma de tratamento para pacientes com esse tipo de problema, o que nos dá indícios do poderio que a web tem de ser uma frágil, mas ainda assim tentadora, substituta da realidade.

2 comments:

  1. Vinicius, eu estou fora do face faz mais de 3 anos... nao sinto nenhuma falta.
    No meu caso, eu gostava por que no Face pela possibilidade de nao ser eu.
    Serio.
    E penso que no face ao mesmo tempo que pode ser uma otima ferramenta, pode ser tbm uma forma de mentir, de adulterar, de fingir ser quem vc e, de se exibir, de mostrar sua insignificancia para as pessoas.
    Pode parecer arrogante, mas juro que nao e minha intencao.
    Outra coisa que pesou: Zuckerberg, um empreendedor amoral.
    As pessoas criam fanpages no Facebook e daí pagam o Facebook para enviar tráfego para o Facebook. Deixe-me repetir: você está PAGANDO Zuckerberg para mandar tráfego ao site DELE. Ah, sim, e enquanto toma seu dinheiro e pageviews, ele convence todo mundo de que não é preciso coletar dados dos clientes: basta usar o Facebook Connect! E se você é estúpido o suficiente para confiar isso ao Facebook, o site vai retribuir ferrando com a privacidade do usuário.

    Odeio ser marcado ou cutucado e eu nao tenho 532 amigos, talvez tenha uns 4 ou 5, e isso e otimo. Nao gosto que fiquem olhando minhas fotos e me julgando por elas. Talvez olhando pra um perfil, por um instante, posso descobrir que minha vida e muito melhor do que a do outro e me sentir bem por isso, por alguns segundos e depois voltar ao normal.
    Voce e muito mais interessante e legal do que seu perfil, hahaha.
    O Facebook é um convite ao simulacro, ao que é falso. Sim, é fato: no Facebook, tudo é tão artificial, tão mentiroso, que às vezes chega a dar pena do que lemos.
    O Facebook não é lugar para quem quer ter privacidade, e ha um numero muito grande de informacoes de forma absolutamente desnecessaria.

    Mas claro, pode ser um instrumento poderosissimo de marketing e propaganda; tenho uma amiga que conseguiu um emprego fudido, atraves do facebook. Por mais que eu, pessoalmente, nao curta mais essa rede social (na verdade, nao curto rede social nenhuma haha), a rede social pode sim, ser um instrumento importante no cotidiano. Mas, na boa, e excessao. Por que as pessoas, a grosso modo falando, nao tem nenhuma temperanca e bom senso no que "(p)bostam".

    Eu gostei do texto cara!

    ReplyDelete
  2. Achei muito bom você se posicionar. Você é contra e bateu o martelo. Está certo.
    Se você reparar, no texto eu trouxe coisas muito próximas do que você comentou: O face é um ambiente artificial que cria uma realidade falsa.
    Gostei também do que você comentou sobre privacidade. O face realmente é um lugar onde todos viram figuras públicas, é um pouco assustador isso! Estamos sendo cada vez mais vigiados.

    E você termina falando da sua amiga que conseguiu um emprego no face. De fato, a gente fica por dentro de algumas oportunidades no facebook, e podemos encontrar pessoas com interesses que se encaixam nos nossos. E pra isso, talvez uma rede como linkedin possa ser mais útil.

    ReplyDelete

Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderados...