Friday, January 9, 2015

O Novo Colaborador

“No velho e perigoso oeste, a vida de três homens com interesses similares e objetivos diferentes unem-se e acaba por modificá-los um ao outro, na jornada ofegante aos confins do oeste e ao extremo da violência.”

Talvez a sinopse do filme Três Homens em Conflito, do extraordinário diretor Sergio Leone, faça juz aos objetivos do blog, o que espero com muita sinceridade. O fato é que o convite do "velho" amigo Vinicius, um dos editores do blog, foi surpreendente. Eu gosto muito de livros. A leitura é como uma viagem expressionista e introspectiva por vários mundos criados sob as óticas mais excêntricas, intimidadoras ou bem humoradas. Tenho algumas lembranças de minha infância, quando aprendi o alfabeto e comecei a ler minhas primeiras palavras. O primeiro livro que li completamente foi O Cachorrinho Samba, da escritora brasileira Maria José Dupré. Em um espaço de apenas três meses eu simplesmente li toda a coleção – cinco livros – e para alguém da primeira série do ensino fundamental foi um verdadeiro recorde! Assim, começava minha caminhada no mundo dos livros. No fundo, observo que talvez a literatura tenha se tornado como um refúgio para mim, afinal, a literatura, como disse com muita propriedade o amado escritor Fernando Pessoa, é a maneira mais agradável de ignorar a vida.
Faz muito sentido para mim.
Mais de vinte anos depois, começo minha grande aventura do mundo da escrita. Mas escrever é para poucos e, como diz o grande escritor Vargas Lhosa, "Escrever é muito difícil. O bom é ter escrito."

Fiquei então, imaginando no desafio que seria para alguém que se diverte lendo três ou quatro livros ao mesmo tempo e cuja escrita não reflete seu pequeno conhecimento literário, escrever e compartilhar suas idéias Sinto que liberar a pessoa que sou é um negocio perigoso. Talvez eu seja um malandro rebelde de sorriso maroto no rosto com mais freqüência do que percebo; Não me curvo com facilidade debaixo de padrões. Nunca me senti parte do grupo que participo. E talvez eu goste que seja assim. Um pouco de rebeldia é gostoso. Talvez haja um tipo bom de rebeldia, um brio, uma coragem de viver autenticamente, mesmo que o preço seja o de não se encaixar, talvez seja a vontade de sonhar. Seja o que for, eu gosto disso.

A questão então é, sobre o que escrever no tão distinto blog?
É uma tarefa relativamente fácil trocar palavras, virgulas e pontos em um prisma levemente intimidador dentro de uma cosmovisão particular, sem contundo, ter a pressão do dever do convencimento sobre tal particularidade. O difícil mesmo, é interpretar o silêncio. 
Talvez o assunto não importe muito. Talvez o mais importante seja a maneira com que faço isso.

Me vem à mente, então, um texto do grande escritor brasileiro Luiz Fernando Veríssimo: “ A sintaxe é uma questão de uso, não de princípios. Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Por exemplo, dizer "escrever claro" não é certo mas é claro, certo? Um escritor que passasse a respeitar a intimidade gramatical das suas palavras seria tão ineficiente quanto um gigolô que se apaixonasse pelo seu plantel. Acabaria tratando-as com a deferência de um namorado ou com a tediosa formalidade de um marido. A palavra seria sua patroa! Com que cuidados, com que temores e obséquios ele consentiria em sair com elas em público, alvo da impiedosa atenção de lexicógrafos, etimologistas e colegas. Acabaria impotente, incapaz de uma conjunção. A Gramática precisa apanhar todos os dias para saber quem é que manda.” 

Afinal, sou assim mesmo, deixo as coisas confusas e escrevo linhas que não fazem sentido.

Compartilharei geralmente sobre filmes; algumas vezes também sobre minha cosmovisão e suas consequências. E, mesmo com interesses similares e objetivos distintos, tenho a estranha certeza que essa parceria vai gerar muito crescimento aos três homens em conflito que escreverão nesse pequeno espaço dentro de um universo virtual gigantesco. 

Então, aproveitem o dia. E façam suas vidas uma coisa extraordinária.

Oh capitão, meu capitão!



2 comments:

  1. Massa André! Seja bem-vindo!
    Agora só falta convencer o henry a voltar a escrever rs A última publicação dele foi em 2012!
    Do contrário seremos apenas 2 mosqueteiros.

    ReplyDelete
  2. Menino André malandro rebelde! kkk
    Quem sabe eu não volto a postar...

    ReplyDelete

Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderados...