Thursday, August 6, 2015

Porque vegetarianismo? Prós e contras

Apesar de eu ser declaradamente vegetariano, tentarei fazer jus ao nome do blog, e apresentar os paradoxos do vegetarianismo, bem como seus prós e contras.

Vou começar com os contras...
Argumentos em favor do consumo de carne

Um argumento comum, e que pretende invalidar o vegetarianismo é: bem, pra começo de conversa os animais carnívoros existem! Leões, Tigres, Onças, Crocodilos, Aves de rapina e a maior parte dos tubarões são animais estritamente carnívoros. A vida para eles só é possível porque se alimentam da carne de outros animais. Isto faz com que a cadeia alimentar seja algo de natural, brutal, violenta, mas que é assim, não cabe ao ser humano interferir, a morte faz parte do processo.

Argumento número dois: " E as plantas, vocês vegetarianos não as consideram vivas? Não é igualmente errado comê-las?". De fato as plantas são seres vivos, que nascem, crescem e morrem. É verdade que não há indícios de que elas sentem dor, mas há um certo "comportamento" das plantas que demonstra sua luta pela sobrevivência, como buscar a luz ou crescer a procura de nutrientes no solo. E além do mais para que servem os espinhos dos vegetais senão para se defender?

O terceiro argumento que eu enquanto vegetariano mais escuto é: "A carne é rica em nutrientes, o corpo pede a carne." Em relação a esse argumento, eu diria que ele é uma meia-verdade. De fato os alimentos de origem animal são as melhores fontes de proteína por exemplo, uma vez que eles oferecem a proteína completa ( com seus 8 aminoácidos), mas não significa que sejam as únicas fontes.

Para finalizar a defesa do carnívoro, poderíamos dizer que a vida merece ser vivida com prazer. E o comer carne seria uma prática hedonista de alto valor gastronômico, e que é tolice abrir mão desse prazer. A gastronomia em primeiro lugar. Nesse ponto de vista, ser vegetariano é se limitar, é restringir sua alimentação e suas possibilidades de aproveitar a vida.

Agora que já tive a decência de apresentar o lado onívoro, introduzirei um pouco sobre o vegetarianismo, para que o leitor possa entender o que se passa na mente de um vegetariano.

Os vegetarianos costumam dizer que há dois motivos para pessoas continuarem comendo carne: 1 - Prazer; 2 - Cultura. O ser humano evoluiu comendo carne, isto se tornou além de algo natural, um hábito enraizado profundamente na cultura. Apesar disso, nas últimas décadas, cada vez mais pessoas vêm se tornando vegetarianas, porque? Freud explica: com o avanço da civilização, o instinto tende a ser controlado, e sublimado para outras atividades. É exatamente isso que está acontecendo. A violência típica da vida selvagem, não é permitida na civilização. No mundo animal há estupro, escravidão, assassinato, canibalismo, parasitismo e predadorismo. Mas o código de ética do ser humano deve se basear no comportamento selvagem?

Argumentos em favor do vegetarianismo


Primeiro argumento: futuramente explorar e matar um animal inocente será crime. Lutar pelo fim dos abatedouros é como ser o abolicionista da época da escravidão. Vou resumir a vida desses escravos para o leitor: Apesar de serem seres com emoções complexas (já que a palavra animal pode significar dotado de anima/alma), esses escravos são vistos como coisas. Eles já nascem com a data marcada para morrer. Neles são injetados hormônios para crescerem mais rápido. Muitas vezes são confinados em ambientes pequenos onde eles devem comer muito, e crescer o mais rápido possível. Sofrem maus tratos constantes, já que são meros objetos de consumo. No abatedouro, frequentemente são pendurados de ponta cabeça, enquanto são assassinados em série, e feridos sangram até a morte. Percebe-se aqui não só que o ser humano sente prazer em matar e agredir ( vide caça esportiva), como também que construiu uma indústria em torno disso!

O segundo argumento segue por uma vertente menos emocional e mais lógica. A ecologia.  E isso não sou eu quem digo, é a ONU! A dieta vegetariana reduziria consideravelmente a devastação do homem sobre a natureza: http://portugalmundial.com/2014/03/onu-recomenda-mudanca-global-para-dieta-sem-carne-e-sem-laticinios/

Além disso, é possível demonstrar por A + B, que a dieta vegetariana acabaria com a fome de seres humanos no mundo! Para se produzir 1 Kg de milho, soja ou trigo se gasta dez vezes menos recursos do que para se produzir 1 Kg de carne, além de gastar 20 vezes menos água!! Se o milho, soja e trigo fosse utilizado para alimentar pessoas, ao invés de ser utilizado para alimentar animais que futuramente serão abatidos para alimentar pessoas ( que contradição), certamente não teríamos fome no mundo. 

Por fim, o último argumento é em relação a saúde. Vegetarianismo é não só possível em termos nutricionais ( os vegetais possuem ferro, proteínas, fibras, omega-3, vitaminas, e tudo que o organismo precisa) como também é muito saudável. Essa dieta previne obesidade, diabetes e todos tipos de complicações cardiovasculares. Além do fato de que vegetarianos praticamente não tem colesterol.

Expostos os dois lados da moeda, gostaria de salientar que a discussão entre essas partes, dificilmente chegará à algum lugar. O onívoro não será convencido a se tornar vegetariano através de ataques dos vegans, e nem o vegetariano convicto será levado a comer carne após uma discussão dessas. Mas acho válido aconselhar a quem se interessar, que investigue sobre o tema do vegetarianismo, que pode trazer coisas novas e interessantes.

Também acho importante comentar que alguns argumentos tolos de ambos os lados deixaram de ser trazidos ao longo do texto. Entre eles, o de que é da natureza humana comer carne e assim ele deve permanecer, ou o argumento igualmente tolo de que o ser humano é originalmente vegetariano. Nesse ponto, cabe a célebre frase de Sartre: "Não existe natureza humana, e sim Existência humana".

5 comments:

  1. Citou Sartre, pegou pesado SHUAHUSAHUHSA

    Gostei da tentativa de ser neutro no assunto! Muito bom =D

    Só comentários de alguns argumentos:

    Picanha 1 -> Esse argumento se invalida se levarmos como pressuposto a frase do Sartre no final hehe bem como os achismos de Freud (Essa parte da teoria dele é achismo demais pro meu gosto pra ser chamado de teoria HSUAHUSHUA mas faz sentido).

    Alcatra 2 -> Na real não se ouve esse argumento com tanta frequência, e tomando-o como verdade, ele invalida o vegan1! Afinal se "no futuro será crime matar animais", então seguindo essa lógica também será crime assassinar plantas! Sem contar que são usados muito mais agrotóxicos e modificações genéticas em plantas com intenções consumistas, portanto esse argumento é realmente invalidador do primeiro vegano hehe

    Bacon 4 -> Nomeei esse de BACON de propósito. Isso é tipo os monges que decidem não fazer sexo!

    Vegan 1 - Como já dito, se considerarmos as plantas como animais esse argumento se torna nonsense. Além disso, vale lembrar que boa parte de nossa cultura, até mesmo religiões, mitos, símbolos milenares que compõem o "ser" humano, se baseiam na vitória do mais forte, no mais forte engolir os mais fracos para tornar-se ainda mais forte. Isso ocorre até hoje na sociedade humana, mas de forma "disfarçada" (Exploro meus empregados pagando sua subsistência, a única diferença pra escravidão é que não tem mais chibata). Portanto acreditar que deveria ser tornado crime a submissão dos animais "vencidos" e "domados" pelo ser humano pode ser uma contra-cultura, muito mais difícil de ser aceita mundialmente do que a abolição da escravidão.

    Vegan 2 - É verdade que os peidos dos bois são responsáveis por boa parte do aquecimento global. Mas a verdade não dita aí é que existem formas de usar a tecnologia para impedir que estes gases zoem nossa atmosfera sem mexer na criação de animais para abatedouro. Inclusive, existem formas mais simples de fazer isso! É muito mais difícil converter toda a população ao vegetarianismo do que simplesmente investir em tecnologias que já conhecemos pelo mundo para impedir que os abatedouros continuem a prejudicar nosso planeta.

    Vegan 3 - Mesma coisa do argumento anterior. Temos formas muito simples de acabar com a fome no mundo usando a tecnologia (Atualmente temos capacidade de produção de comida suficiente para 3x a população mundial atual). O que impede de ela ser implantada é a política, o sistema capitalista e a vontade cultural de manter certos povos submissos (Do mesmo jeito que se faz com os bois).

    Vegan 4 - Muito fácil também comprovar que uma dieta balanceada onívora seria ainda mais saudável.

    São só comentários, sei que ninguém vai convencer ninguém, mas já que vc trouxe o assunto... XD

    ReplyDelete
    Replies
    1. Os achismos de Freud foi boa kkkkk
      Apesar de ter mais argumentos em mente, não vou replicar porque nos dois já chegamos a conclusão que isso não leva a nada xD
      Foi uma boa tentativa de neutralidade mesmo kkk No fim das contas, acho que puxei a sardinha para o lado vegetariano ( o termo "puxar a sardinha" ficou engraçado nesse contexto kkk) Mas acho que consegui demonstrar pelo menos um pouco do lado onívoro também
      E no fim das contas, foi mais um post anti-intolerância, do que uma apologia ao vegetarianismo.

      Delete
  2. Po vc também sabe dar abraço quando alguém dá soco ein SHUAHSUHUSAH (Apologia a anti-intolerância, pegou pesado kkkkkkkk)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Como você pediu no chat pra eu não deixar de replicar ( e somente por isso) vou replicar o/

      Alcatra 2 -> Devo admitir, que apesar de concordar que as plantas sejam vivas, não acredito que elas sejam exatamente como os animais. Ao cortarmos o galho de uma planta, essa podagem auxilia o seu crescimento, já ao cortarmos a pata de um animal, ele fica sem a pata. Outro ponto importante é que grande parte do que comemos são sementes e frutas ( coisas que as plantas dão de bom grado para a natureza) Somente é prejudicial para o vegetal quando atacamos seu caule ( tipo palmito) ou sua raiz ( tipo batata, inhame, mandioca). Outra diferença fundamental entre os dois é presença de sistema nervoso e emoções complexas. Um porquinho ( baconzinho) domesticado, é capaz de se emocionar e chorar exatamente como um cãozinho. Sem mais ( entrei no espirito da treta agora.. me seguuuuura!)

      Bacon 4 -> De fato existe uma ligação muito forte entre religião e vegetarianismo. Seja o hinduísmo ou os monges cristão dos monastérios que não comiam carne. Como também há uma ligação entre se banquetear com carne, e a virilidade e sexualidade. Mas eu gostaria que isso fosse desconstruído. O vegetariano também gosta de prazer, quem não? O vegetariano com o tempo aprende a arte do prazer na comida vegetal ( por isso o vegetarianismo está quase sempre ligado a culinária), pode parecer um absurdo em nossa cultura, mas é uma questão de costume ( e os hindus já sabem disso a milênios).

      Depois rebato o Vegan 1,2,3 e 4. Preciso sair de novo! Fui!

      Delete
    2. Picanha 1 -> Acho que você mesmo já invalidou esse. Mas ainda vou fazer um acréscimo: O ser humano é o maior responsável pelo sofrimento dos animais no mundo, não são onças, tigres ou leões. Digo isso pelo seguinte. Temos 20.000 leões no mundo todo, e apenas 3.100 tigres. Chega a ser medíocre, a quantidade. Os canais do Animal Planet e Discovery exageram um pouco, fica parecendo que a vida na natureza é ser caçado o tempo todo. Enquanto isso temos 7 bilhões de humanos no mundo, e a maior parte comendo carne. É devastador.

      P.s Apesar de existirem pessoas que criaram leões vegetarianos, é um equívoco, se o ser humano interferir em coisas das quais ele não é capaz de controlar pode criar um desequilíbrio ecológico sem precedentes

      Delete

Comentários que conterem publicidade e divulgação de site ou algo malicioso, ambas serão moderados...